Tratamento de Alergia à Medicamentos |
Os tratamentos para as alergias medicamentosas são muito limitados, sendo a exclusão medicamentosa prescrita na maioria das ocasiões. Em algumas alergias, como no caso dos anti-inflamatórios, a investigação permite o estabelecimento de opções terapêuticas alternativas. Os pacientes com alergia IgE mediada, que causa reações imediatamente após o uso, e que não possuem alternativas terapêuticas, podem realizar tratamento de dessensibilização ao medicamento. É o caso das gestantes com sífilis alérgicas a penicilina, alérgicos ao alopurinol e as sulfonamidas. |
Terapêutica de alternativas |
Pacientes com hipersensibilidade aos anti-inflamatórios podem apresentar uma sensibilidade especifica ao medicamento (IgE mediada) ou uma hipersensibilidade por inibição enzimática (COX) levando a reações com todos os anti-inflamatórios. Assim, definir o tipo de alergia permite a liberação ou não de medicações anti-inflamatórias para o uso. Mesmo para pacientes sensíveis a diversos medicamentos, há a opção de testes para definição de uma opção anti-inflamatória alternativa.
|
Dessensibilização |
A dessensibilização consiste em administração progressiva de quantidades fracionadas pré-definidas por estudos clínicos para promover uma tolerância imunológica ao medicamento. Este procedimento é realizado sob acompanhamento em local com suporte para reversão de reações que possam surgir no decorrer do tratamento. é indicado para paciente cujo doença não possua outro medicamento alternativo além daquela do qual a pessoa é alérgica.
|