Os antibióticos são considerados os medicamentos mais frequentes como causa de reações na maioria dos estudos. Entre eles, as penicilinas (como a Amoxicilina, ampicilina, cefalosporinas) são as mais relacionadas, principalmente na infância. Muitas vezes, este diagnóstico não foi comprovado por testes ou exames, limitando as opções para o tratamento das infecções.
Alergia aos Antitérmicos e Anti-inflamatórios
As reações aos anti-inflamatórios (como exemplo dipirona, ácido acetilsalicílico, diclofenaco, ibuprofeno) podem provocar manchas pelo corpo, inchaços dos olhos, falta de ar, com rico de obstrução respiratória. Os pacientes podem ser alérgicos a um único medicamento, por mecanismo IgE mediado, ou a todos anti-inflamatórios, por mecanismos de bloqueios enzimáticos. Definir quais medicamentos podem ser administrados traz maior segurança aos pacientes que necessitam tratamento para dor e febre.
Reações intraoperatórias
Muitos pacientes apresentam reações alérgicas graves durante cirurgias, após uso de diversas medicações no ato cirúrgico e anestésico. É muito importante definir o medicamento causador da alergia para evitar novas reações de risco para vida em um próximo procedimento.