Dermatite de Contato
A sensibilidade a produtos químicos, cosméticos, borracha, tintas e metais, pode surgir em qualquer momento da vida. O surgimento de lesões avermelhadas e descamativas sobre a pele podem ser causadas por irritação ou alergia. Devido ao pH ácido ou básico, e por ação química direta sobre a pele, alguns produtos causam lesões irritativas, sendo chamada de Dermatite de Contato Irritativa. Em outros casos, o sistema imunológico desenvolve sensibilidade alérgica ao produto, sendo chamada de Dermatite de Contato Alérgica.
Diagnóstico |
O diagnóstico da Dermatite de Contato pode ser realizado pelo aparecimento de lesões eczematosas ao contato com o principio sensibilizante. Para isso, um exame cutâneo chamado Patch Test, contendo os 30 produtos químicos e os 11 cosméticos mais sensibilizantes, é aplicado no dorso do paciente para avaliar as reações de pele.
|
Tratamento |
A base do tratamento está na identificação da sensibilidade, para exclusão do contato diário e melhora das lesões. Encontrando o alérgeno, o paciente pode observar nos ingredientes das formulações a presença dele e evitar o uso. Além disso, uso de corticoesteroides tópicos são utilizados para melhora das lesões ativas.
|